Esta tese focaliza um processo de intervenção psicanalítica numa instituição escolar que atende alunos portadores de dificuldades de aprendizagem. Propõe-se a explicitar como uma determinada montagem institucional pode minimizar os obstáculos do Eu para pensar e investir, especificamente de adolescentes que entendi como “estados-limites” e que são parte da população dessa escola.
Discute os dinamismos psíquicos desses sujeitos, pensando-os como portadores de uma potencialidade polimorfa, conforme Piera Aulagnier, na qual se inclui a potencialidade melancólica, conforme Maria Lucia Violante. Também aproveita, nas discussões sobre “estados-limites”, as contribuições de André Green, Pierre Fédida, Ricardo Rodulfo e Marie-Claude Lambotte.
A partir, portanto, desses referenciais teórico-clínicos, contribui para o aperfeiçoamento de uma montagem institucional para que ela pudesse se constituir num modelo intermediário entre a clínica e a escola padrão, um lugar que acredito ser capaz de sustentar o trabalho pedagógico com os sujeitos aos quais se propõe a atender.
Discute e fundamenta os conceitos psicanalíticos que nortearam o trabalho da montagem institucional como um todo, bem como o aproveitamento de informações relativas à metapsicologia e à psicopatologia de Piera Aulagnier e de experiências de trabalho realizadas na instituição Ècole Expérimentale de Bounneuil- sur- Marne, fundada por Maud Mannoni na França. Explicita estratégias já existentes na instituição que focaliza e o meu trabalho de fundamentação, aperfeiçoamento e elaboração de outras formas de intervenção.
No decorrer dos relatos, procura explicitar o que se constitui como proposta de tese, ou seja, os efeitos de intervenções feitas na população focalizada, por meio da montagem institucional, entendendo-as como minimizadoras das dificuldades do Eu dos sujeitos “estados-limites” para pensar e investir. Também relata e discute o trabalho do psicanalista nesse contexto institucional.
Palavras-chaves: adolescentes “estados-limites” – montagem institucional – intervenção psicanalítica – dificuldades de aprendizagem.