Nívea Maria de Carvalho Fabrício
Vânia Carvalho Bueno de Souza
Vera Blondina Zimmermann
Editora Esfera, 2007
Projeto alimentado pela experiência clínica e escolar, somada a pressupostos da pedagogia, psicopedagogia e psicologia, o livro “Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” prova que inclusão escolar não se resume a ter o aluno matriculado; mas é permitir que ele seja aprendiz dentro de sua dificuldade. É proporcionar um ensino que o auxilie no combate a essa dificuldade.
Para que isto seja possível, as autoras Nívea Maria de Carvalho Fabrício, Vânia Carvalho Bueno de Souza, Vera Blondina Zimmermann defendem a necessidade de profissionais capazes e preparados que desenvolvam habilidades e respeitem diversidades: incluir não é formação de grupos, mas a coexistência das diferenças.
A obra explica que as expectativas conscientes e inconscientes dos pais sobre os filhos, muitas vezes, sobrecarregam-o, tendo como efeito o déficit de aprendizagem. As autoras também fazem uma ponte entre as diferentes reações dos alunos aos estímulos grupais e educacionais, com o despertar de desejos que se extrai da relação mãe-bebê, onde a figura materna atua na representação da realidade. Outra variável é a elaboração do Eu e o processo identificatório no meio social, onde há um diálogo entre o desempenho na aprendizagem e a transformação da zona sensorial para a zona erógena.
Diante disso, atividades de contexto psicopedagógico são propostas, e casos de alunos com dificuldades e as devidas medidas para solução do desvio são apresentadas no que é chamado no livro de “Projeto Singular”. Nele se fixa que cada caso merece um projeto especial.
Crianças com problemas de auto-estima, concentração e aceitação grupal necessitam de pais, pedagogos e toda escola – estrutura física e humana – unidos para o avanço na aprendizagem. O livro elucida que a melhor maneira de ajudar o aluno não é discipliná-lo, mas dar ouvidos as suas queixas e incertezas e traçar estratégias de ajuda.
“Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” propõe projetos estruturais e pedagógicos no ensino para que se amarre passado e presente do indivíduo num processo de reelaboração da psique, desenvolvendo habilidades e investindo no futuro.