Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados

Nívea Maria de Carvalho Fabrício
Vânia Carvalho Bueno de Souza
Vera Blondina Zimmermann

Editora Esfera, 2007

Projeto alimentado pela experiência clínica e escolar, somada a pressupostos da pedagogia, psicopedagogia e psicologia, o livro “Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” prova que inclusão escolar não se resume a ter o aluno matriculado; mas é permitir que ele seja aprendiz dentro de sua dificuldade. É proporcionar um ensino que o auxilie no combate a essa dificuldade.

Para que isto seja possível, as autoras Nívea Maria de Carvalho Fabrício, Vânia Carvalho Bueno de Souza, Vera Blondina Zimmermann defendem a necessidade de profissionais capazes e preparados que desenvolvam habilidades e respeitem diversidades: incluir não é formação de grupos, mas a coexistência das diferenças.

A obra explica que as expectativas conscientes e inconscientes dos pais sobre os filhos, muitas vezes, sobrecarregam-o, tendo como efeito o déficit de aprendizagem. As autoras também fazem uma ponte entre as diferentes reações dos alunos aos estímulos grupais e educacionais, com o despertar de desejos que se extrai da relação mãe-bebê, onde a figura materna atua na representação da realidade. Outra variável é a elaboração do Eu e o processo identificatório no meio social, onde há um diálogo entre o desempenho na aprendizagem e a transformação da zona sensorial para a zona erógena.
Diante disso, atividades de contexto psicopedagógico são propostas, e casos de alunos com dificuldades e as devidas medidas para solução do desvio são apresentadas no que é chamado no livro de “Projeto Singular”. Nele se fixa que cada caso merece um projeto especial.

Crianças com problemas de auto-estima, concentração e aceitação grupal necessitam de pais, pedagogos e toda escola – estrutura física e humana – unidos para o avanço na aprendizagem. O livro elucida que a melhor maneira de ajudar o aluno não é discipliná-lo, mas dar ouvidos as suas queixas e incertezas e traçar estratégias de ajuda.

“Singularidade na Inclusão – Estratégias e Resultados” propõe projetos estruturais e pedagógicos no ensino para que se amarre passado e presente do indivíduo num processo de reelaboração da psique, desenvolvendo habilidades e investindo no futuro.

Deixe um comentário

logo_verabzimmermann_footer

Dra. Vera Blondina Zimmermann
Dra. em Psicologia Clínica - PUC-SP, Professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora do Núcleo Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental no mesmo departamento. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto SEDES SAPIENTIAE onde coordena o curso Clínica Interdisciplinar da Primeira infância.

ArtyWeb Designer© {2024}. Todos os direitos reservados.