Dos sinais do fechamento autístico até a representação compartilhada: estratégias transdisciplinares

II Colóquio Internacional da Rede Interuniversitária Grupos e Vínculos Intersubjetivos

Figuras da diferença e o dispositivo psicanalítico de grupos

I Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Casal e Família
com o apoio do Fundo Mackenzie de Pesquisa e da FAPESP

São Paulo, 18 a 20 de Abril de 2018

Resumo do trabalho para Congresso sobre Grupalidade – 2018

Vera Blondina Zimmermann – Psicanalista (UNIFESP/SEDES SAPIENTIAE) e

Juliana de Souza Moraes Mori – Fonoaudióloga (UNIFESP)

Como transformar um corpo biológico num sujeito? É possível intervirmos em um corpo onde os ‘encontros’ iniciais necessários falharam, independente das causas desse impedimento? Como ocorrem estes ‘encontros’ subjetivantes?

A proposta é ilustrar o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental da Psiquiatria Infantil da Universidade Federal de São Paulo com bebês e crianças em risco psíquico para o desenvolvimento.

A equipe aposta na premissa clínica de que se investirmos na saúde mental na primeira infância, intervindo nos momentos iniciais do desenvolvimento e constituição psíquica, realizando intervenções nas relações da criança com seu ambiente, evitaremos ou minimizaremos o estabelecimento de determinadas fixações e/ou prejuízos maiores.

Este trabalho acontece inicialmente por meio de intervenções individuais, com duplas mãe-bebê e/ou familiares e, posteriormente, caminha para a inserção grupal.

Considera-se a via de acesso, o corpo sensorial com a leitura de sinais até o estabelecimento da linguagem verbal, considerando a linguagem compartilhada, o que permitirá ao sujeito uma inserção grupal.

O trabalho tem fundamentação básica nos aportes de Piera Aulagnier e será discutido a partir de vídeos de cenas clínicas – material autorizado por familiares para a formação de profissionais.

Palavras-chave: Primeira infância; sinais de risco em saúde mental; intervenções transdisciplinares.


Vera Blondina Zimmermann
Psicanalista, Membro do Depto de Psicanálise do SEDES SAPIENTIAE, Dra. em Psicologia Clinica-PUC/SP

Deixe um comentário

logo_verabzimmermann_footer

Dra. Vera Blondina Zimmermann
Dra. em Psicologia Clínica - PUC-SP, Professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora do Núcleo Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental no mesmo departamento. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto SEDES SAPIENTIAE onde coordena o curso Clínica Interdisciplinar da Primeira infância.

ArtyWeb Designer© {2020}. Todos os direitos reservados.