Ler e escrever: quando tudo isto começa?

Ler e escrever: quando tudo isto começa?

Quando pensamos em alfabetização, a tendência é pensarmos numa criança em idade escolar, sentada numa classe, com um caderno e um lápis, escutando a professora. É difícil imaginarmos quando as construções de tudo isto começam. Por exemplo, quando um bebê…

O adolescente na contemporaneidade

O adolescente na contemporaneidade

Independentemente da cultura da qual possamos nos referir, existe algo pertinente ao conceito de ‘adolescência’ que é sua essência: tornar-se adulto implica na realização de trabalhos psíquicos singulares – organização de sínteses, respostas e elaboração de projeto de vida. Em…

E as meninas estão chegando…e brigando…

E as meninas estão chegando…e brigando…

Trabalho para a jornada do Sedes Sapientiae – Feminino e o Imaginário Contemporâneo | 2008 Até alguns anos atrás, nós, os analistas de crianças, podíamos observar, estatisticamente, que as buscas de tratamento na faixa etária em torno dos 5-10 anos…

logo_verabzimmermann_footer

Dra. Vera Blondina Zimmermann
Dra. em Psicologia Clínica - PUC-SP, Professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora do Núcleo Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental no mesmo departamento. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto SEDES SAPIENTIAE onde coordena o curso Clínica Interdisciplinar da Primeira infância.

ArtyWeb Designer© {2024}. Todos os direitos reservados.