Adolescentes estados-limite Intervenção psicanalítica via instituição

Palavras chave: adolescente `estados-limite`- intervenção psicanalítica- projeto identificatório- estratégias

População a quem se destina: psicanalistas, psicólogos e profissionais afins, interessados no trabalho com adolescentes graves, tanto na clinica como nas instituições.

Resumo:

Trata-se de um relato que procura sintetizar a experiência clinica da autora com adolescentes ´estados-limites`, tanto na prática de clínica individual como institucional.

A ênfase da experiência relatada está no uso de intervenções psicanalíticas via instituição escolar, investigações que são descritas e contextualizadas teoricamente, colocadas como alternativas para abordagem deste tipo de população.

A linha de raciocínio percorre, inicialmente, uma descrição detalhada da população de adolescentes entendidas como ´estados- limites´, em seguida, conceitos teóricos que fundamentam a relação entre o intra-psíquico e o social na constituição da subjetividade, abordando a metapsicologia de Piera Aulagnier para conceituar ´projeto identificatório´. Num terceiro capítulo a autora procura discutir vários autores da teoria psicanalítica que aprofundaram discussões sobre os dinamismos psíquicos desta população, integrando estes conceitos à descrição que foi feita no primeiro e segundo capítulo; após esta fundamentação, inicia uma discussão detalhada de suas tentativas de transpor conceitos da metapsicologia e da técnica psicanalítica para sustentar um trabalho de intervenção via instituição escolar, apresentando, por meio de relatos de situações, o trabalho de intervenção do psicanalista na instituição e o trabalho de intervenção feito pela instituição.

As estratégias institucionais propostas pela autora como alternativas terapêuticas para estes sujeitos, não excluem um trabalho clinico individual, mas, na maioria das vezes, apresentam-se como complementaridade importante para a sustentação e aderência de abordagens individuais dos mesmos.

São discutidos autores e experiências institucionais relevantes com esta população de sujeitos a partir do referencial psicanalítico, discussões que vão sendo apresentadas e discutidas com posicionamentos particulares e contextualizados, a partir de uma experiência de trabalho que já atravessa duas décadas.

Clique aqui para visualizar o livro em formato PDF*
Clique aqui para fazer o download do livro (988 kb).

* Para ler o livro em PDF, é preciso ter instalado o Adobe® Acrobat® Reader™ , um software gratuito da Adobe que permite
a exibição e a impressão de arquivos. Se você não tem, clique no ícone abaixo para instalá-lo.

Topo

Livros
Inserção de Crianças e Adolescentes na Cultura

Psicologia Medica:Abordagem integral do processo saude-doenca

Desejo e Identificacao

Adolescentes estados-limite – Intervencao psicanalitica via instituicao

Singularidade na Inclusao – Estrategias e Resultados

Interlocucoes sobre o feminino na clinica, na teoria, na cultura

Deixe um comentário

logo_verabzimmermann_footer

Dra. Vera Blondina Zimmermann
Dra. em Psicologia Clínica - PUC-SP, Professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, Coordenadora do Núcleo Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental no mesmo departamento. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto SEDES SAPIENTIAE onde coordena o curso Clínica Interdisciplinar da Primeira infância.

ArtyWeb Designer© {2020}. Todos os direitos reservados.